Sound System Por uma Ponta do Coral 100% Pública!

8 ago

Sound System Por uma Ponta do Coral 100% Pública!

 

A Ponta do Coral é a última ponta na região central da cidade, outras foram aterradas para dar espaço aos carros. Parte da Zona de Amortecimento do Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi esta área precisa ser reconquistada pela população no sentido de retomar o contato com o mar.

O Projeto do Parque Cultural das 3 Pontas prevê usos públicos e espaços de convívio, como continuação do passeio da Praça Republica da Grécia – Koxixos, garantidos com o retorno do zoneamento para Área Verde de Lazer (AVL).

O grande impulsionador deste projeto foi a recente proposta de empreendimento para a área, onde marinas e estacionamentos complementam grande complexo hoteleiro de porte descomunal, destoando completamente da paisagem natural do entorno.

A Ponta do Coral, também conhecida como Ponta do Recife, é de longa data marco desta cidade. Sua história de relação com a questão urbana se inicia ainda na década de 30, pois ao precisar se afastar da região central da cidade, uma distribuidora de combustíveis ali instala seu depósito.Uma década depois, por pressão da expansão urbana para além do centro da cidade, novamente a empresa precisa se realocar e a área da Ponta do Coral se torna parte do abrigo de menores da antiga FUCABEM. Décadas mais tarde, surge uma pressão governamental para a venda da área a esfera privada e misteriosamente o prédio principal do abrigo é incendiado. A transação e o incêndio são questionados até hoje. Nos idos dos anos 80 houveram manifestações estudantis e comunitárias para a reconquista da área como pública.Ocorreram também intentadas de empreendimentos na área, por parte dos proprietários. As licenças nunca foram concedidas pelos órgãos públicos responsáveis e a impressão de abandono e mau uso é propositada, tanto pela prefeitura quanto pelos proprietários.

Na área existe uma comunidade de pescadores, organizados em uma associação. A posição da Ponta do Coral é estratégica para a atividade da pesca artesanal, ainda que o nível de poluição na região seja elevado, dado ao grande crescimento populacional carente de infra-estruturas adequadas.

 

I-Land Rebel Sound System : http://www.facebook.com/ILANDREBEL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: