Maratona Parque Cultural das 3 Pontas

22 ago
Adequado por Cid Neto – Coletivo UC da Ilha

.

Maratona irá selecionar projetos que revelem a beleza e reforcem a necessidade de se defender a Ponta do Coral como uma área de proteção 100% pública e livre de intervenções descaracterizantes

O Ateliê Modelo de Arquitetura (AMA), o Centro Acadêmico Livre de Arquitetura (Cala) da UFSC, o Movimento Ponta do Coral 100% Pública e Parque Cultural das 3 Pontas estão promovendo a Maratona de Projeto do Parque Cultural das 3 Pontas.

A Maratona irá selecionar projetos que revelem a beleza e reforcem a necessidade de se defender a Ponta do Coral como uma área de proteção 100% pública e livre de intervenções descaracterizantes. A chamada se estende não só aos estudantes de arquitetura, mas também às áreas afins, no intuito de valorizar a pluralidade de olhares e criar um projeto paisagístico interdisciplinar da Ponta do Coral. Os projetos selecionados participarão de uma exposição itinerante. O Parque Cultural das 3 Pontas é composto pela Ponta do Coral, Ponta do Lessa e Ponta do Goulart.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24/08 através do e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher., enviando nome completo e número de matrícula ou entidade. As equipes serão montadas no dia do evento, seguindo o modelo de Maratona de Projeto.

Proposta da oficina:
A proposta da oficina é de promover um projeto interdisciplinar junto à comunidade, para que ideias e desejos sejam transformados em um desenho concreto para o Parque Cultural das 3 Pontas. O Parque Cultural das 3 Pontas é composto pela Ponta do Coral, Ponta do Lessa e Ponta do Goulart.

Regras:
As equipes deverão ter membros de pelo menos dois cursos (ou área de atuação) diferentes e no mínimo quatro pessoas. A área de intervenção é compreendida pelas 3 pontas: Ponta do Coral, Ponta do Lessa e Ponta do Goulart que devem seguir as diretrizes:

Diretrizes gerais do Parque Cultural das 3 Pontas:
:: Infraestrutura e equipamentos públicos como praças, quiosques, mirantes, observatório, decks, parques infantis, praça para feiras, aquário municipal, entreposto de frutos do mar, duchas e banheiros públicos, academias públicas, ao ar livre, teatro de arena, jardins, bicicletários, via gastronômica.
:: Geração de trabalho e renda para a população e a economia local, nos setores da pesca artesanal e aquicultura, gastronomia, artesanato, lazer, turismo ecológico, histórico e cultural. :: :: Criação de rota de ostras.
:: Capacitação da população local para gerenciamento do parque.
:: Oficinas de pesca e fabricação de tarrafas, mostra de carpintaria naval e outros artesanatos com a implantação de ateliês.
:: Divulgação e difusão dos valores da cultura ilhoa utilizando elementos como: rancho com embarcações típicas, produção e venda de produtos tradicionais, construção de canoas de garapuvu, passeios em embarcações típicas açorianas.
:: Atividades de educação ambiental para despertar a consciência sobre o meio ambiente.
:: Utilização de mecanismos educacionais, como painéis ilustrando indivíduos da fauna e flora do manguezal, mar e costões.
:: Passeios de barco e trilhas ecológicas.
:: Monitoramento ambiental da área, pesquisas científicas sobre a geobiodiversidade local.
:: Reflorestamento e ajardinamento paisagístico com espécies nativas.
:: Promoção da integração do entorno urbano ao Parque Cultural das 3 Pontas.
:: Criação de uma rede de mobilidade e acessibilidade entre as três pontas, e nos canais e rios do manguezal e a inserção destas na malha urbana de Florianópolis.
:: Tratamentos das pavimentações apropriadas de integração e revitalização da orla.
:: Construção de passarelas sobre vias, passeios, decks, ciclovias e caminhos, garantindo o acesso às áreas, bem como a desprivatização do acesso à orla da baia norte.

Diretrizes específicas de cada Ponta:
::Ponta do Coral:
O Projeto do Parque Cultural das 3 Pontas prevê usos públicos e espaços de convívio, garantidos com o retorno do zoneamento para Área Verde de Lazer (AVL). A posição da Ponta do Coral é estratégica para a atividade da pesca artesanal.

::Ponta do Lessa:
Atribuição de usos culturais e tradicionais, buscando o zoneamento como Área de Proteção Cultural (APC) e garantia da conservação dos sítios arqueológicos, integrando a comunidade
local ao Programa de Visitação e ressaltando a importância da pesca artesanal e dos usos tradicionais da região.

::Ponta do Goulart:
A Ponta do Goulart configura uma elevação entre dois manguezais, o Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi e Estação Ecológica Carijós, sendo assim Zona de Amortecimento e grande refugio da rica avifauna local. A área é zoneada como Área de Preservação Permanente (APP) devido a mobilização da comunidade local que resultou na conquista da área como de uso público.

Sua riqueza ecológica e cultural justifica a necessidade de conservação da área que tem grande potencial para atividades de lazer monitoradas, apoiadas no conceito de Condução Ambiental e Cultural por trilhas que levam às suas oito praias, além de passeios ecológicos embarcados.

O projeto deve conter:
No mínimo quatro pranchas em formato A2 contendo um memorial descritivo com o desenvolvimento do conceito do projeto, assim como cada ponta terá que ter no mínimo uma prancha contendo seu projeto paisagístico.

Programação:
::25 de agosto
08h00 – Visita ao local de intervenção (Movimento Ponta do Coral 100% Pública)
10h00 – Apresentação da área de intervenção (Projeto Parque Cultural das 3 Pontas)
13h30 – Início da Maratona

::26 de agosto
16h00 – Entrega do projeto
18h00 – Premiação e coquetel de encerramento

A oficina contará com a orientação dos Professores Américo Ishida e José Tabacow.

Mais informações: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. e 3721-9393, ramal 27.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: