Ave migratória rara é observada na Ponta do Coral

2 abr

Vira-pedras (Arenaria interpres)Em fevereiro de 2015, durante a Maratona do Coral, o Vira-pedras (Arenaria interpres), uma espécie de ave raramente observada na Ilha de Santa Catarina e que migra da América do Norte, foi registrada pelo Biogeógrafo Fabricio Basilio na Ponta do Coral.

O Vira-pedras é uma ave Charadriiforme da família Scolopacidae. Também conhecido como Maçarico-turco. A ave mede de 21 a 26 cm e pesa de 84 a 190 g, tendo a cabeça, pescoço, garganta, e peito pretos e branco, com partes inferiores brancas nos adultos, e marrom no imaturo. Apresenta uma faixa branca na asa que lhe confere uma característica marcante e diagnóstica quando em voo.

A ave se alimenta de insetos, crustáceos, moluscos, vermes, equinodermos, peixes, carne putrefata e algumas vezes ovos de aves. Revira pedras, conchas, e plantas marinhas com o bico, capturando presas deste modo expostas.

Vive frequentemente em bandos, a ave tem como distribuição geográfica o Nordeste do Alasca e ártico canadense, invernando da Carolina do sul (Estados Unidos) e golfo do México até o Chile e norte da Argentina. Ou seja, migrante setentrional, a ave é avistada em Santa Catarina na primavera, verão e outono. 

Fonte das informações: Wikiaves e Aves Catarinenses

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: