Relato e fotos da abertura da Novembrada Cultural na Ponta do Coral

17 nov

A abertura da Novembrada Cultural na Ponta do Coral aconteceu no sábado, 11 de Novembro, com uma mostra de curtas feita pelo CineKombi, projeto do coletivo As Cercanas de Patarriba que ocupa espaços públicos com cinema. A mostra de curtas fez parte da programação do Festival Internacional de Cinema Socioambiental PLANETA.doc, e contou com a presença da documentarista e ambientalista americana Adrienne Hall.

 

 

CineKombi a postos

Na noite de sábado foi exibido o curta Coral da Ponta, filmado na Ponta do Coral, assim como foi feita a pré-estreia do documentário “Um Mundo à Beira Mar”, produzido por alunos da Escola de Ensino Básico Padre Anchieta em em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Projeção de Curtas do CineKombi

 

No dia seguinte as atividades começaram pela manhã, com uma caminhada sensibilizante na Ponta do Coral guiada por Suzana, integrante do Movimento Ponta do Coral 100% Pública. A manhã de sol seguiu bonita com uma série de atividades lúdicas e informativas de alunas e alunos do curso de Geografia da UFSC com o “Geografia na Rua”. Estas atividades foram coordenadas pelo professor Paulo Roberto Pagliosa e lembraram da importância da preservação do meio ambiente, especialmente o costeiro.  Na mesma linha também foi feita uma exposição de lixo marinho, coordenada pela professora de Oceanografia Alessandra Fonseca.

 

Geografia na Rua

 

Standup Paddle de garrafas Pet

 

Durante a tarde tivemos piquenique, cama elástica e muita dança, começando com Contato Improvisação com o Coletivo transitório de CI da Ilha e depois a Dança Conectiva com Itamaragiba Rodrigues e mais todo mundo que resolveu balançar remexer os corpos sem medo de ser feliz.

Contato e Improvisação

Dança Conectiva

A oficina de Muralismo, ministrada pelo coletivo PinteLute,  falou sobre a história e objetivos desta arte latino-americana de enfrentamento político e colocou em prática um desenho coletivo que poderá um dia vir a se infiltrar nos muros cinzentos da cidade.

Oficina de Muralismo

 

Ao longo do dia também teve piquenique, cama elástica, exposição de xilogravuras do artista Sebastião Gaudêncio e um bazar aberto, com venda de camisetas do Movimento Passe Livre, livros do Coletivo Anarquista Bandeira Negra e roupas de moda sustentável e com temática contracultural.

Entre as atividades o Movimento Ponta do Coral 100% Pública fez algumas falas e distribuiu seu mais recente manifesto, explicando a situação atual da luta pela criação do Parque Cultural das 3 pontas, e o recente revés com a decisão do STJ de suspender a participação popular no Plano Diretor da cidade.

No final da tarde os olhares se voltaram para a Roda de Capoeira, puxada pelo grupo Arte do Cativeiro e amigos, que no mês da consciência negra trouxeram muito axé e dendê para a Ponta do Coral. O encerramento destes dois primeiros dias de Novembrada ficou a cargo da dupla Nós Duas, que apresentou o vibrante número de acrobacia em tecido “Entre a estrada e a selva”.

Roda de Capoeira

Lembramos a tod@s que a Novembrada ainda não acabou. Ainda teremos o encerramento com várias bandas e músicos no dia 3 de Dezembro, na Ponta do Coral. Vem com a gente ajudar a organizar este dia, neste domingo 19/11 14:30 na Ponta do Coral teremos uma reunião aberta. Seguimos na luta pela criação do Parque Cultural das 3 Pontas e por um Plano Diretor Democrático e Participativo, por uma cidade para tod@s.

A estrada é a selva

Arte e Cultura são Resistência!

Movimento Ponta do Coral 100% Pública

Mais fotos em:

Flickr

Facebook

 

Anúncios

Uma resposta to “Relato e fotos da abertura da Novembrada Cultural na Ponta do Coral”

  1. suzana luz cardoso 17/11/2017 às 8:52 #

    Parabéns pelo relato!!!!!!

    Ficou excelente!!!!

    Suzana Luz Cardoso

    “Por mais Áreas Verdes de Lazer (AVL’s), Hortas Comunitárias e Áreas de Preservação Permanente (APP’s) , em Floripa!!!”

    ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: