Ponta do Coral

A Ponta do Coral é a última ponta na região central da cidade, outras foram aterradas para dar espaço aos carros. Parte da Zona de Amortecimento do Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi esta área precisa ser reconquistada pela população no sentido de retomar o contato com o mar.

O Projeto do Parque Cultural das 3 Pontas prevê usos públicos e espaços de convívio, como continuação do passeio da Praça Republica da Grécia – Koxixos, garantidos com o retorno do zoneamento para Área Verde de Lazer (AVL).

O grande impulsionador deste projeto foi a recente proposta de empreendimento para a área, onde marinas e estacionamentos complementam grande complexo hoteleiro de porte descomunal, destoando completamente da paisagem natural do entorno.

A Ponta do Coral, também conhecida como Ponta do Recife, é de longa data marco desta cidade. Sua história de relação com a questão urbana se inicia ainda na década de 30, pois ao precisar se afastar da região central da cidade, uma distribuidora de combustíveis ali instala seu depósito.

Uma década depois, por pressão da expansão urbana para além do centro da cidade, novamente a empresa precisa se realocar e a área da Ponta do Coral se torna parte do abrigo de menores da antiga FUCABEM. Décadas mais tarde, surge uma pressão governamental para a venda da área a esfera privada e misteriosamente o prédio principal do abrigo é incendiado. A transação e o incêndio são questionados até hoje. Nos idos dos anos 80 houveram manifestações estudantis e comunitárias para a reconquista da área como pública.

Ocorreram também intentadas de empreendimentos na área, por parte dos proprietários. As licenças nunca foram concedidas pelos órgãos públicos responsáveis e a impressão de abandono e mau uso é propositada, tanto pela prefeitura quanto pelos proprietários.

Na área existe uma comunidade de pescadores, organizados em uma associação. A posição da Ponta do Coral é estratégica para a atividade da pesca artesanal, ainda que o nível de poluição na região seja elevado, dado ao grande crescimento populacional carente de infra-estruturas adequadas

Ponta do Coral

Ponta do Coral – Foto de André Paiva – Fonte Cangablog

 

5 Respostas to “Ponta do Coral”

  1. luiz 10/09/2011 às 13:24 #

    Achei pelo youtube um video bem bacana sobre a ponta do coral ,deem uma olhada http://www.youtube.com/watch?v=IhrG30Tm-PM&feature=watch_response

    eu apoio a iniciativa de vcs
    abraço
    Luiz

  2. Telma Anita Piacentini 21/11/2011 às 18:25 #

    exelente vídeo! proponho que seja encaminhado ao programa da RBS TV onde o “mané”, ao abrir espaço para a apresentação da proposta de ocupação da área, está fazendo a apologia do projeto da construção do hotel e aterramento do mar: quem sabe o Cacao Menezes se sensibiliza com a bela fauna que será perdida e destruída…e passe a defendê-la.

    Profa. Telma Piacentini

  3. Rubens 23/11/2011 às 14:50 #

    Quando passo pela ponta do coral, relembro os momentos maravilhos que passei com minha namorada, hoje minha esposa, no início da década de 90, muitos outros casais também namoraram lá, um belíssimo recanto, repleto de belas lembranças. Seria uma perda muito grande para cidade se aquele local se transformasse no que preve o projeto, aquele local é da cidade é do coletivo, viu Sr. Cacau Menezes.

  4. Djalmo 01/12/2011 às 18:34 #

    Fui do Educandário 25 de Novembro, de 1977 à 1982. Essa era uma área muita utilizada por nós, meninos do abrigo de menores ou educandário 25 de novembro. A gente ia tomar banho de mar, comer ostras, pescar, subir nas árvores, comer pitangas e goiabas. A única árvore remanescente, e, na qual nós brincávamos de pega-pega por seus galhos, é o enorme seringueiro próximo das casas dos pescadores. havia um outro, mas acredito que tenha sido derrubado quando foi construída a av beira-mar. Bons tempos de menino… até o incêndio criminoso, em 1980. Todos sabemos como foi conveniente o “domingo alegre”.

  5. carlos 26/12/2011 às 8:33 #

    Bom, isso para mim foi muito bom de ler, mas deveria ter mais alguma coisa como a planta do prédio que irão construir no local indicado, na ponta do coral. Isso para mim só foi uma complementação do que eu já sabia.

    Mas pense bem. Se construírem um prédio no local, iremos ter mais empregos em nossa cidade e a ponta do coral sera mais visitada pelos turistas e a beira mar sera mais cuidada.
    você não acha ?

    Pense sobre isso e me de a resposta

    Obrigado por um pouquinho de seu tempo e de sua compreensão

    atenciosamente Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: