Todo apoio à luta pela Ponta do Coral 100% pública!

11 mar

Há cerca de uma semana, a Frente de Luta pelo Transporte Público, composta pelo Movimento Passe Livre e outras entidades que organizaram as lutas contra o aumento da tarifa, lançou nota de apoio ao Movimento Ponta do Coral 100% Pública. O Movimento agradece e segue mais forte do que nuca. Segue a nota:

Todo apoio à luta pela Ponta do Coral 100% pública!

O processo de urbanização da cidade de Florianópolis, como outras dentro da ordem capitalista, se demonstrou de forma desigual e combinada; a participação do povo nos espaços de tomada das decisões sobre os rumos da cidade nunca veio de graça, apenas com organização e pressão da sociedade – sendo recebida muitas vezes com repressão policial e criminalização, como já vivemos nas lutas pelo transporte ou em defesa das propostas comunitárias no Plano Diretor da cidade.

Entendemos que existe uma profunda relação entre nossa luta pelo transporte público e a luta popular em defesa da área da Ponta do Coral 100% pública e pelo projeto do Parque Cultural das 3 Pontas. Esse eixo comum é a luta pelo direito à cidade, pela capacidade da classe trabalhadora em definir que modelo de cidade nós queremos.

A falta de acesso ao transporte e a situação precária da mobilidade urbana são reflexo da lógica privada no setor, tratado como mercadoria que se torna excludente pela tarifa. A mesma lógica privada rege o uso do solo e desenvolvimento, onde o interesse da especulação imobiliária e de enormes projetos privados se sobrepõem ao uso público dos espaços, acabando com as áreas públicas e verdes, além de excluir a população pobre das áreas próximas aos locais de trabalho e serviços públicos.

Neste momento, onde a cidade sofre sérios ataques por parte das concessões do prefeito César Souza Jr. a empreiteiras, empresas imobiliárias, além das licitações para transporte público, é de extrema urgência o fortalecimento de lutas que resistam a esses ataques. A Frente de Luta pelo Transporte Público está junto na luta pela Ponta do Coral por entender que todas as pessoas devem usufruir da cidade que vivemos. O projeto privado da construtora Hantei, um hotel de luxo com 18 andares, é elitista e excludente. Ele trará um grave aumento de fluxo de carros na região, que já está diariamente engarrafada, além de causar danos ambientais, paisagísticos e sociais, atacando o patrimônio cultural representado pelos pescadores do local.

Por isso, convidamos todas e todos que são solidários e lutam por uma vida sem catracas a se somar na luta do Movimento Ponta do Coral 100% Pública. A próxima atividade é no domingo, Dia Internacional da Mulher, onde a Ponta do Coral será ocupada a partir das 15h com picnic LGBT, apresentações musicais, oficinas e exibição de filmes. Todo mundo lá!

Frente de Luta pelo Transporte Público,
Março de 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: