O dia da Árvore e a Campanha por Área Verde de Lazer na Ponta do Coral

21 set
lambe-ato-avl-page-001
Hoje é 21 de setembro Dia da Árvore!

A data é comemorada logo antes do início da Primavera, para reconhecer a importância das árvores em nosso cotidiano. Elas trazem mais verde para nossos bairros, melhoram a nossa qualidade de vida com mais produção de oxigênio e absorção de gás carbônico, garantem sombra e temperaturas mais amenas e são muito importantes para os ecosistemas.

No Brasil e no Mundo a população das cidades tem se organizado na luta por uma maior qualidade de vida no ambiente urbano, lutando por mais espaços públicos de convivência onde árvores estejam presentes: parques, praças e jardins.

Em Floripa esta luta também está presente e já rendeu conquistas importantes para a população, como o Parque da Luz e o Parque de Coqueiros. 

Outras lutas também têm acontecido, como a mobilização da comunidade do Córrego Grande em torno da preservação do bairro e contra a construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) que retirou várias árvores nativas do local. E também a luta dos moradores do norte da ilha pela criação do Parque Lagoa do Jacaré, no Santinho.

Com a Ponta do Coral não é diferente. São quase 35 anos de luta para devolver para a população esta área que é tão simbólica para uma cidade mais democrática e ecológica. Desde 2011, o Movimento Ponta do Coral 100% Pública tem batalhado pela criação do Parque Cultural das 3 Pontas, promovendo diversas atividades na área e enfrentando os interesses do poderoso setor imobiliário especulativo – que tem apoio das milionárias peças de propaganda e bocas pagas na mídia, aliados a financiamentos de campanhas de prefeitos e da maioria dos vereadores que aprovaram projetos de alteração de zoneamento e concessão de licenças e alvarás, contra o interesse coletivo da sustentabilidade e preservação ambiental da paisagem natural e urbana.

Nos últimos meses temos cobrado do Prefeito o cumprimento das várias promessas que foram feitas na reunião que tivemos com ele em abril. Entre elas, a limpeza da área, que continua tomada por capim e lixo –  uma forma de abandono proposital do setor púbico que acaba afastando a população do local. No dia 28 de agosto entregamos na Prefeitura uma carta cobrando os pontos da reunião e solicitando o retorno imediato do zoneamento da Ponta do Coral para Área Verde de Lazer (AVL). Até o momento não tivemos nenhuma resposta do Prefeito!

Retornar o zoneamento da Ponta do Coral para AVL impediria a construção de edifícios e diminuiria o valor do metro quadrado no local, avaliado segundo o zoneamento atual (Área Turística de Lazer – ATL). Vale lembrar que, quando da venda do terreno, o valor era bastante reduzido em função de seu zoneamento estar definido como Área Verde. Portanto, toda a valorização imobiliária não se deve a investimento algum feito pelos ditos proprietários, mas, sim, pelo governo, com dinheiro público!

Ajude a divulgar esta campanha neste dia tão especial! 

Participe do ato e assine os nossos abaixo-assinados, curta nossa página no face e participe de nossas reuniões.  A luta por uma Florianópolis melhor é de tod@s nós, pois junt@s somos fortes!

Ponta do Coral: AVL Já!
Movimento Ponta do Coral 100% Pública

#VaiTerParque
#NãoVaiTerHotel
#PontaDoCoralParqueParaTodxs

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: